quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

"São Paulo'

São Paulo





"Por conta de um trágico incêndio ocorrido na favela Diogo Pires, em Jaguaré, no último domingo, São Paulo é destaque no Atos Hoje. Clamemos pelas 350 famílias desabrigadas, que agora choram por ver em cinzas seus sonhos e suas conquistas"


Localização: América do Sul.
Idioma: português (língua oficial). Por abrigar povos e culturas diversos, provenientes de todo o mundo, com milhões de imigrantes presentes, a manifestação linguística também é multiforme
Religião: fruto de sua própria colonização e ainda do sincretismo religioso em vigor no país, São Paulo abriga uma infinidade de manifestações religiosas.
Restrições: visto que a liberdade de culto é uma garantia estabelecida na própria Constituição, parece não haver qualquer barreira ao exercício da fé em São Paulo. Salvo, ironicamente, à própria diversificação de crenças e religiões, que podem não ver com bons olhos o crescimento do cristianismo nessa localidade e por todo o país. .


» São Paulo e seu contexto espiritual
Seja talvez pelo próprio sincretismo imperante no país ou ainda pela forma como se deu sua ocupação desde a sua colonização, São Paulo é diversificada e multiforme em sua manifestação religiosa. Na base de sua formação social, o catolicismo, seja por conta da colonização ou pela imigração. Do próprio catolicismo, passando pelas religiões afro-brasileiras, pelo islamismo, budismo, hinduísmo e várias outras crenças e práticas religiosas, São Paulo tem se mostrado eclética em relação à fé. Dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano 2000 dão conta de que 68,11% da população se declaram católicos, enquanto 15,94% afirmam ser evangélicos, 8,97% sem religião, 2,75% espíritas, 0,65% budistas e 0,36% judeus.


Se para muitos essa miscigenação religiosa é motivo de festa, para uns poucos ou outros tantos até, isso é motivo de, no mínimo, preocupação e oração. Haja vista que esse sincretismo religioso parece abrir precedentes sem igual para práticas no mínimo questionáveis, que podem desvirtuar por completo a fé de muitos no único e verdadeiro Deus, a despeito das boas intenções de todos os adeptos das diversas religiões.


A julgar pelo número de igrejas e denominações estabelecidas, bem como pelo avanço de cada uma delas, e ainda das chamadas igrejas “neopentencostais”, São Paulo parece ser um campo fértil para o protestantismo. Se a intenção de cada uma dessas “vertentes da fé”, de fato, é semear a boa semente da Palavra de Deus, com a colheita garantida de muitos convertidos a Cristo, dá pra se afirmar com certeza que os campos sempre estarão prontos. Assim como os corações de muitos que se encontram sedentos da Palavra de Deus.


Ainda que o campo para a evangelização em São Paulo seja fértil, e que também seja significativo o avanço da fé tendo em vista a proliferação de muitas igrejas e denominações, São Paulo sempre deve ser o foco e motivo de nossas orações, pois os desafios e dilemas relativos ao seu contexto sócio-cultural são enormes. Que dizer da criminalidade, do tráfico e consumo de drogas, da prostituição, do abuso e exploração sexual infanto-juvenil, da pedofilia, da desenfreada violência, entre outros! Que dizer ainda das tragédias como inundações, deslizamentos e o recente incêndio na favela Diogo Pires ocorrido no último domingo, 11/10, que desabrigou às pressas 350 famílias e deixou em cinzas sonhos e conquistas de cada uma delas! Não fora essa a primeira vez que os moradores foram vítimas de tal tragédia. Em 200, 2003 e 2006 o local onde moram foi palco de tragédia semelhante. Somado a isso, estão os constantes deslizamentos de terra por causa das chuvas que também afligem a população dessa localidade. Oremos, pois, pelos moradores da favela Diogo Pires.


» São Paulo é o país-foco de nosso clamor.



Oremos:
Por cada uma das 350 famílias da favela Diogo Pires, para que Deus as console e lhes dê condições naturais e psicológicas para se reerguerem dessa tragédia.

Pelas autoridades, a fim de que Deus lhes conceda sabedoria e recursos para moradia das famílias vítimas do incêndio.
Por toda a região de Jaguaré (zona oeste de São Paulo) onde está localizada Diogo Pires, para que Deus visite essa localidade com sua graça e seu amor, para que também sejam salvos em Cristo os que ali se encontram perdidos e desesperançados em relação a salvação em Jesus.

Por todo o estado de São Paulo e seus municípios. A fim de que o evangelho da salvação em Cristo chegue aos lares e a todas as esferas desse que é um estado tido como o “coração do Brasil” que abriga povos e culturas os mais diversos, a ponto de também influenciar a muitos mundo afora. Para melhor ou pior. Oremos, pois, por todo o estado de São Paulo.

S.O.S. Brasil : Estado de São Paulo ainda pede socorro e precisa de oração: A situação do estado por causa das fortes chuvas ainda é crítica. Esse quadro se manteve nos últimos dias, aproximadamente 150 mil pessoas da zona oeste de São Paulo e região metropolitana, estão com o abastecimento de água prejudicado, e ainda com falta de energia elétrica em algumas regiões. Oremos para que os temporais cessem, e que as famílias possam se recuperar das consequencias das chuvas e que o Senhor as renove.
Deus abençoe!!



Paz do Senhor Jesus!!!

Um comentário: