terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"Irã "

Irã


"Na última semana, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, esteve em visita pela América Latina. No Brasil, sob uma onda de protestos e muita polêmica, Ahmadinejad se encontrou com o presidente Lula, com quem discutiu assuntos de cunho sócio-econômico cultural."

Localização: sudoeste da Ásia.
Capital: Teerã.
Idiomas: persa, curdo, turco, línguas e dialetos regionais.
Religião: islamismo 98%, cristianismo 0,4%.
Restrições: o islamismo é a religião oficial. O governo restringe a liberdade dos demais grupos religiosos.

* O contexto espiritual do Irã
A Igreja do Senhor está presente no país desde épocas remotas, como do Antigo Testamento. Mas, com a chegada do islamismo no Irã, ela começou a sofrer opressão. Depois da Revolução Islâmica, em 1979, a situação da Igreja mudou drasticamente, resultando na queda do número de cristãos nas igrejas oficiais, principalmente por causa da emigração para outros países.

As igrejas oficiais (registradas no governo) têm, juntas, cerca de 150 mil membros. A maior parte desses é de origem armênia ortodoxa, mas há também alguns milhares de protestantes e católicos romanos. Não se sabe exatamente o total de ex-muçulmanos. No geral, a Igreja tem crescido, e de forma estruturada, organizando os cristãos em congregações ou células.

Embora os direitos de cristãos, judeus e zoroastras (seguidores da antiga religião persa) sejam assegurados pela Constituição, na prática,
todos são vítimas de retaliação e perseguição. As restrições e a perseguição ao cristianismo têm se multiplicado rapidamente nos últimos anos. O governo do Irã está consciente do desdobramento da Igreja nas últimas décadas e tem procurado impedir e tornar impossível o crescimento dos cristãos.

Muitas igrejas recebem visitantes durante seus cultos, alguns deles, entretanto, são da polícia secreta e monitoram as reuniões. Cristãos ativos sofrem pressão. São interrogados, detidos e, às vezes, presos e agredidos. Casos mais críticos envolvem até a execução. Os muçulmanos que se convertem ao cristianismo são rotineiramente interrogados e espancados.

Além da violência exercida pelas autoridades, os ex-muçulmanos são também oprimidos pela sociedade. Eles têm dificuldade em encontrar e manter um emprego, pois são demitidos quando se descobre que são convertidos. Aqueles que começam um negócio próprio têm problemas para fazer a clientela. Para esses cristãos, é difícil ganhar dinheiro.

*Motivos de oração pelo Irã:
Ore para que haja oportunidades de treinar os novos convertidos, e que os métodos e materiais necessários para o ensino do conhecimento bíblico estejam disponíveis e sejam acessíveis.

Ore para que a Igreja iraniana seja capaz de encontrar meios discretos e criativos para testemunhar a glória de Deus e seus feitos.

Ore pedindo proteção para os líderes cristãos, vítimas de severa perseguição. Muitos deles foram mortos e outros vivem acuados pelo medo.

Ore pelas viúvas dos mártires, que têm de cuidar dos filhos com poucos recursos. Ore para que as transmissões de evangelização, que varrem o território iraniano, resultem em muitos frutos.

Ore para que o presidente, Ahmadinejad, e seus seguidores sejam alcançados pelo amor de Deus.

Deus abençoe, Paz do Senhor Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário