terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"Somália "





"Apontado como o país mais corrupto do mundo segundo pesquisa recente da ONG Transparência Internacional, Somália é destaque no Atos Hoje para oração por conta também de seu contexto espiritual de opressão e perseguição religiosas. "

Localização: leste da África.
Capital: Mogadíscio.
Idiomas: árabe e somali (oficiais); inglês e italiano.
Religião: islamismo: 98,5%; outras: 1,5%. (2005.)
Restrições: as mais severas. Prisão, perseguição e até mesmo a morte são apenas algumas das duras penas infringidas a quem se decide por Cristo no país.

Somália é o foco de nossas orações. Clamemos, pois:
- Pela reversão desse quadro de corrupção generalizada no país, a fim de que o mesmo seja, num futuro não tão distante, conhecido como um dos países mais
prósperos e pacíficos do mundo.
- Pelo estabelecimento definitivo de um governo e uma Constituição pautados na justiça, na graça e na misericórdia de Deus.
- Pela própria população sofrida e ferida por conta de seu contexto de guerras, crises econômicas e fome. Para que Deus a cure e a transforme.
- Pela salvação em Cristo de milhares de milhares que ainda não conhecem a Cristo e temem até de entregarem sua vida a Ele por causa das consequências que isso possa acarretar.
- Pela própria Igreja de Cristo. A fim de que ela prossiga em fé e ousadia na sua
missão de manifestar a salvação, a cura e a graça possíveis só em Cristo.

O contexto espiritual da Somália:

- Majoritariamente islâmica m sua fé, Somália, como vários outros países do continente africano, é um colossal desafio em termos de evangelismo e missões. Por conta talvez da falta de um governo e uma Constituição (fatos esses que abrem precedentes para que líderes regionais, inclusive religiosos, se estabeleçam e ajam em coronelismo com imposição de terror e medo), o país parece ser uma “terra sem lei” no qual muitos, em nome da religião, atuam de forma violenta e impune numa política de opressão e terrorismo, em que a perseguição aos cristãos e a todos que se opõem à fé deles parece ser a ordem do dia. Talvez seja por isso que a Igreja de Cristo se sinta quase que na obrigação de se manter na clandestinidade para poder sobreviver.
- Mais que pela lei natural (que parece não haver), a imposição da política de medo e terror ainda acontece em razão da vigência do código de leis islâmicas denominado de sharia, em que o Alcorão é a sua grande base. Toda a vida pública de cada cidadão islâmico é regida pela lei sharia. Visto que, o Cristianismo vai de encontro (no sentido de ir contra, de se opor) a essa lei e doutrina, são inúmeros os cristãos que são perseguidos e mortos por causa de sua fé em Cristo e na Palavra de Deus. Nesse contexto, agir em prol da causa missionária do Reino não só é perigoso, mas mortal.
- Não bastasse a lei sharia de imposição de pavor e terror, há ainda o fundamentalismo islâmico, que age, na maioria das vezes, em extremismo e violência.
- Somado a todo esse gravíssimo quadro espiritual – ou bem provável, por conta justamente desse quadro – está a questão sócio-econômica do país. Em novo relatório anual divulgado nessa última terça-feira, 17/11, pela ONG Transparência Internacional, Somália aparece como um dos países mais corruptos do mundo seguido de Afeganistão, Mianmar, Sudão e Iraque) numa lista de 180 países com maior ou menor índice de corrupção. Em agosto desse ano, a ONU também divulgou que o país enfrenta hoje sua pior crise humanitária em relação aos demais países africanos. São cerca de 1,5 milhão de deslocados de guerras e conflitos (que também já mataram centenas de milhares ao longo dos anos), além de uma população desnutrida (20% são crianças). São mais de 3 milhões de necessitados.


Oremos, pois, por Somália.


Deus abençoe, Paz do Senhor Jesus!!!

2 comentários:

  1. tem feito muitas coisas terriveis o islã na somalia oremos por ela.

    ResponderExcluir
  2. Será que existe nop meio da nossa igreja alguem disposto a largar tudo e ir p Somália? Eu estou orando p ir.. Não vamos só orar.. vamos nos dispor.. sair do nosso conforto.. um indiano disse alguns anos atrás: O Brasil é um gigante adormecido, se a igreja brasileira dispertasse.. em poucos anos os brasileiros poderiam alcançar todos os povos da Terra. Nós podemos fazer isso.

    ResponderExcluir