terça-feira, 1 de dezembro de 2009

"Índia - um lugar de adoração".





Apesar dos vários investimentos em setores de tecnologia da informação, serviços e telecomunicações que melhoraram algumas áreas urbanas e de ser uma potência emergente e a 12ª economia do mundo, a Índia ainda concentra inúmeras diferenças sociais, religiosas e políticas.Um quadro de misérias como a falta de saneamento básico, a fome nas regiões rurais, o raquitismo de crianças e o abandono de idosos doentes e debilitados com sintomas de desnutrição é alarmante. A incidência do HIV (AIDS) é grande.

Muitos indianos nem sabem que possuem a doença. Alguns foram contaminados, devido a ações dos dentistas ao ar-livre, que arrancam dentes de seus pacientes com material precário. Muitos destes objetos são alicates comuns e sem nenhum tipo de esterilização.

Há muitas favelas, inclusive de latas e de madeiras à beira de rios, além de milhares de tendas que abrigam até 14 famílias localizadas em abrigos. Tais abrigos estão cheios de indianos refugiados da perseguição extremista como a que ocorreu em Kandmahal no ano passado.

Neste episódio, milhares de vilarejos foram atacados. Os indianos tiveram suas casas apedrejadas e queimadas. Igrejas cristãs derrubadas e destruídas e as pessoas que não conseguiram fugir foram assassinadas dentro de suas próprias casas ou ameaçadas de mortes caso não renegassem o Nome de Jesus e voltassem ao hinduísmo ou a umas das várias crenças locais. A pressão feita por várias Organizações Mundiais foi imediata e houve uma diminuição nos ataques, porém, eles ainda acontecem.A Índia é um país difícil de evangelizar, mas não é impossível. Só no Estado de Orissa há mais de 62 tribos com mais de 62 tipos de linguagens diferentes (dialetos).

A evangelização se torna difícil. Às vezes é necessário andar com um tradutor local.Se não fosse só o problema da linguagem, há o problema das distancias de um vilarejo para outro que é enorme ou de difícil acesso. Muitos lugares só se chegam através de canoas improvisadas ou pequenas balsas. O melhor meio de transporte é a moto ou os próprios pés, mas a incidência de pessoas picadas por cobras é enorme. Por isso, as motos são mais utilizadas.

Fonte: Pr. Varuguese Cherian (GGM - Grace Gospel Ministries).

Nenhum comentário:

Postar um comentário