terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"Rio de Janeiro "





Rio de Janeiro


"Em solidariedade às vítimas do último confronto entre traficantes e policias no Morro dos Macacos no fim de semana passado, destacamos como Cidade da Semana o Rio de Janeiro. Tida como a “Cidade Maravilhosa”, e agora a futura anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016. Oremos por nossa querida população carioca."

Localização: sudeste do país.
Religião: em virtude de seu próprio processo de colonização e imigração, as manifestações religiosas são diversas, sendo o catolicismo a religião predominante, pois assim se declara a maioria da população. Mas também tem destaque no Rio de Janeiro o protestantismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras. Pelo último censo do IBGE, Testemunhas de Jeová, judeus e budistas são grupos minoritários, mas em ascensão.
Restrições: a julgar pela diversidade de manifestações religiosas, parece não haver restrições para a livre expressão da fé.

» O contexto espiritual do Rio de Janeiro

A 2ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa ocorrida no dia 20 de setembro desse ano, na orla de Copacabana, que reuniu a uma só vez, milhares de evangélicos, judeus, católicos, muçulmanos, budistas, hinduístas, seguidores do movimento Hare Krishna, Fé Bahai, espíritas, e de religiões de origem africana, entre outros adeptos e seguidores de religiões diversas, dá um breve tom do que representa o Rio de Janeiro em relação ao seu contexto espiritual. (A 1ª Caminhada se deu em 21 de setembro do ano passado, e ocorreu a partir da Praia do Leme.) Ainda que a bandeira do movimento tenha sido a luta contra a discriminação e intolerância religiosa, um fato salta aos olhos: o Rio de Janeiro também é diversificado não só em relação à sua cultura, mas também em relação à fé de sua população.

Mas não é apenas a 2ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa que parece dar o tom da espiritualidade no Rio de Janeiro. A última Marcha para Jesus ocorrida em junho do ano passado e que reuniu um público estimado de 15 mil evangélicos, que partiram da avenida Presidente Vargas em marcha até a Apoteose, também é um bom termômetro da espiritualidade do Rio de Janeiro. Prova de que o evangelho no estado também parece ter forte alcance e atuação e que a preocupação em pregar o evangelho a uma cultura livre em sua religiosidade é real e levada a sério.

Seja pelo próprio contexto sócio-cultural-econômico da cidade e, também, pelo próprio estado, ou pela própria condição espiritual do povo, a nua e crua realidade que parece estar a olhos vistos é essa: nunca antes o Rio de Janeiro esteve tão carente da graça e da misericórdia de Deus como agora. Conhecido não só por suas belas paisagens – que faz com que seja um cartão postal do país como vários outros estados – mas igualmente por tudo o que tem oferecido pelo país e mundo afora (o Carnaval é só um exemplo), o Rio de Janeiro é e tem sido palco e cenário de contrastes, em que a violência constante e desenfreada parece ser reflexo e fruto de sua história, trajetória é seu contexto.

O Rio de Janeiro é também destaque na seção País da Semana do jornal Atos Hoje em razão da onda desenfreada de violência decorrente da ação efetiva, ofensiva e eficaz do estado contra a ação de traficantes e criminosos nas favelas. A última ação deles foi no Morro dos Macacos no fim de semana último, quando pelo menos 24 pessoas foram mortas por causa dos confrontos entre marginais e a polícia. Não minimizando todos os meandros sociais do contexto, é fato inquestionável que as trevas parecem estar lucrando, e muito, com tudo que vem acontecendo no Rio de Janeiro. E agora confirmado de que o estado é a anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016, a preocupação é ainda maior. Cabe a Igreja de Cristo dobrar suas orações pelo estado. Pois com certeza não é apenas recursos e renda que serão gerados. Mas toda uma série de questões delicadas que podem advir justamente de tudo isso.

» Oremos, pelo Rio de Janeiro:

Pelo fim definitivo da onda desenfreada de violência que não só macula a imagem do país, com também a própria alma daqueles que são suas maiores vítimas: geralmente a própria população.

Pelas autoridades, para que Deus lhes conceda a graça, a sabedoria e os recursos necessários para conter não só a violência, mas igualmente toda uma série de problemas e situações que põem em risco uma já sofrida e ferida população carioca.

Pelas famílias das vítimas desse último confronto entre traficantes, quadrilhas rivais e a polícia. Para que Deus as console e conforte. E ainda por toda a sociedade carioca tão sofrida por conta das drogas, da criminalidade, da desigualdade social e falta de oportunidades (entre outros fatores de risco).

Pela própria Igreja de Cristo, para que Deus a use de forma eficaz e efetiva em sua missão de ganhar para Cristo toda uma população, seja ela residente nas áreas nobres do estado, como também nas chamadas periferias – seja em morros, favelas, aglomerados e afins. E para que ela mesma seja agente de transformação de toda essa sociedade.


Deus abençoe, Paz do Senhor Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário