terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"Rússia"





Localização: país de maior extensão do mundo, ocupando a Europa e a Ásia.


Capital: Moscou.


Idiomas: russo, várias línguas das repúblicas.


Religião: cristianismo (59,7%); sem religião (25,8%); islamismo (7,6%), ateísmo (5%), outras (1,9%).
Rússia e o contexto espiritual
* A liberdade religiosa está na Constituição. Não há uma igreja oficial do Estado, mas a história de mil anos da Igreja Ortodoxa Russa, parte da cultura do país, dá a ela uma influência política enorme. A lei federal de 1997, sobre liberdade de religião, passou pela Duma (Parlamento) graças à pressão do alto clero ortodoxo. Ela suplanta todas as leis locais, impõe restrições e discrimina as religiões das minorias, especialmente as que chegaram mais recentemente. A legislação é tão complexa e tão ambígua que a sua aplicação dá-se a esmo. Em algumas áreas, ela tornou-se um pretexto para restrições arbitrárias às organizações formadas por russos ou estrangeiros. A Rússia se encontra na posição de 58ª nação no índice de perseguição à disseminação do evangelho no mundo. E mais alto, em algumas repúblicas russas de maioria mulçumana.


* Uma campanha de oração de sete anos foi realizada em 1984 pelo fim da ideologia que buscava destruir o cristianismo.


* Após a quebra da União Soviética abriuse precedentes para o evangelismo, para a implantação de igrejas, o restabelecimento de uma infra-estrutura cristã, a educação teológica, além de a tradução e distribuição de Bíblias. Calcula-se que 20% dos russos mudaram do ateísmo para alguma confissão religiosa nesse período.- Após anos de dispendiosos “contrabandos” da Palavra de Deus, atualmente a Palavra é distribuída sem restrições. Hoje, cerca de dois milhões são impressas e distribuídas na Rússia a cada ano.


* Foi na Rússia que cristãos sofreram a maior perseguição de todos os tempos. Calcula-se que 200 mil líderes foram martirizados e mais de 500 mil aprisionados.


* Muitos povos já foram alcançados, tais como os mulçumanos e budistas. Mas há muito que fazer.


* A esperança por uma renovação espiritual na década de 90 foi por água abaixo por falhas tanto da liderança política, quanto da liderança da Igreja.
Rússia é o alvo das nossas orações:
* Ore pelas famílias das vítimas do incêndio, que chegaram ao número de 124 mortes.


* Ore para que os valores cristãos do amor, do serviço sacrificial e da integridade moral possam banir o impacto corrosivo e o legado do comunismo tanto na sociedade, quanto na Igreja Cristã.


* Ore pelo povo (saúde, educação, finanças etc.) e para que este seja alcançado por Jesus. >> Ore pelas agências missionárias no Ocidente, que fizeram tanto para manter as ligações entre a Igreja perseguida e os cristãos no mundo livre, no fornecimento de Bíblias, literatura e ajuda prática.


* Ore pelas crianças, jovens e idosos. Para que todos sejam alcançados pelo amor de Deus e alcancem a salvação.


*Ore pelos missionários que trabalham na Rússia, para que lhes venha o sustento de Deus em todos os níveis.


* Ore pelos mantenedores da obra cristã na Rússia, e para que mais e mais pessoas se voluntariem com esse objetivo.


* Ore para que Deus envie mais missionários ao campo russo.


Deus abençoe, Paz do Senhor Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário