sábado, 19 de dezembro de 2009

"Indonésia"

Indonésia

Capital: Jacarta.
Localização: Sudeste da Ásia.
Idioma: indonésio(oficial) e línguas regionais (javanês é o principal).
Religião: islamismo: 54%; novas religiões: 22%; cristianismo: 13,5% (protestantes: 6,3%; outros: 7,5% - dupla filiação: 0,3%); hinduísmo: 3,4%; outras: 4,9%; sem religião e ateísmo: 2,1% - dupla filiação: 0,1%. (2005).
Restrições: a liberdade de culto e evangelização existe. Bem como as restrições. A forte presença do islamismo parece limitar a ação e expansão do cristianismo no país.

Indonésia e seu contexto espiritual:
Seja pelo seu próprio contexto sóciocultural ou mesmo espiritual, como tantos outros países que foram e ainda serão destaque na seção País da Semana do Atos Hoje, Indonésia representa um grande desafio no que diz respeito à evangelização e missões. Antigos e também recentes poderios satânicos ainda têm ação no país, tudo para minimizar ou mesmo conter totalmente a ação missionária da Igreja de Cristo na esteira desse terrível mover demoníaco de marginalização e perseguição de muitos cristãos. E pensar que a Indonésia um dia fora mais tolerante para com a manifestação da genuína fé.

Somado a um já delicado quadro de intimidação e confronto por parte das trevas contra aqueles que desejam apenas levar adiante as boas-novas de salvação em Cristo aos milhares que se encontram perdidos, está o animismo – uma tática religiosa de culto aos elementos do “cosmos” (como sol, lua, estrelas etc.), a todos os elementos da natureza (como rio, oceano, montanha, floresta, rocha etc.), a todos os seres vivos (como animais, árvores, plantas etc.) e a todos os fenômenos da natureza (como chuva, vento, dia, noite) – e o sincretismo religioso que parece favorecer o florescimento de seitas, religiões e ideologias radical e diametralmente contrárias à Bíblia, a Palavra de Deus.

Talvez pelo reflexo direto de um fértil campo dessa proliferação das seitas e manifestações religiosas, a disseminação do engano também é uma realidade. Como presas fáceis dessa rede de engodo, estão aqueles que ainda não se converteram e ainda os que já se converteram, mas que se encontram desnutridos e fracos espiritualmente pela falta de um acompanhamento e discipulado mais efetivo e intenso.

Não é apenas o próprio país que carece de nossas orações, mas também a própria Igreja de Cristo lá estabelecida, para que cada vez mais ela seja fortalecida na fé e encorajada para se manter firme em sua missão de levar a salvação de Cristo pelo poder do evangelho aos milhares de cegos e perdidos sem Deus. Oremos, pois, por toda a liderança da Igreja – pastores, obreiros, missionários e anônimos – para que Deus envie também mais trabalhadores para a Seara.

Indonésia é também destaque no Atos Hoje em razão de seu contexto natural atual de desolação e angústia por conta do terrível terremoto que sacudiu a ilha de Sumatra no último dia 30/9. O saldo inicial no dia da tragédia era de 200 mortos e centenas de feridos. Até o fechamento dessa edição, o balanço divulgado de vítimas já era de cerca de 3 mil mortos estimados, segundo a própria Cruz Vermelha. Até o fechamento dessa edição também, dados oficias davam conta de 1.100 mortos, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas). Mas as estimativas são mais trágicas: 5 mil vítimas fatais, fora os milhares de feridos e desabrigados. Clamemos, pois, por Indonésia.

Indonésia é o país-foco de nosso clamor.

Oremos
- Pelas famílias das vítimas, para que Deus as console, conforte e sustente nessa hora de dor, lágrimas e angústia.
- Pelas autoridades e por todos os envolvidos na busca e resgate das vítimas do terrível terremoto, a fim de que sejam fornecidas todas as condições para essa dura tarefa de ter que dar conta de toda a calamitosa situação.
- Pelo próprio país, a fim de que Deus levante sustento para os famintos, doentes e desabrigados da tragédia, e ainda para que Ele providencie recursos para as famílias que almejam enterrar seus motos, mas não têm as mínimas condições. E como não poderia deixar de ser, para que Deus também cure o próprio país tão marcado e ferido por tragédias como essa.
- Pela Igreja de Cristo, para que Deus levante obreiros para a Seara, pois “os campos já estão prontos”.

Deus abençoe, Paz do Senhor Jesus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário