segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

"Suriname"

Suriname

Localização: norte da América do Sul.
capital : Paramaribo.
Idiomas: holandês (oficial), hidustâni, javanês, inglês, francês, crioulo, espanhol e chinês.
Religião: 51,2% cristãos; 43,9 % outras religiões; 4,9% sem religião e ateísmo.

O Suriname foi colonizado primeiramente pelos espanhóis e depois pelos ingleses. Estes últimos disputaram com a Holanda até a consolidação do domínio holandês em 1815, que ocorreu com o Congresso de Viena (conferência para redesenhar o mapa europeu). Neste ano, o país completa 35 anos de independência e um quadro de desenvolvimento espiritual pequeno, fora os casos de chuvas intensas que já tomaram a nação, embates territoriais com a Guiana por causa do petróleo, além de greves e protestos de trabalhadores por melhoria de salário e condições de trabalho. Este cenário natural dos últimos anos é explicado pelo contexto espiritual que se enquadra o Suriname atualmente. Isso porque, apesar de desfrutar de plena liberdade religiosa e ainda ter metade da população cristã, a região é desafiada pela experiência desastrosa pós-independência. É necessário que um grande despertamento espiritual ocorra, fazendo com que os jovens percam essa cultura de segmentação social e religiosa que gera tantos conflitos. Outro agravante, é que poucos cristãos conhecem uma experiência pessoal com Cristo. Além disso, associam ao Cristianismo, quase sempre, uma mistura de outras doutrinas diferentes do Evangelho segundo Jesus Cristo. Em contrapartida, o testemunho evangélico cresceu muito a partir da década de 60, para uma variedade de movimentos cristãos em praticamente todas as culturas. Esse crescimento precisa se expandir, uma vez que os líderes cristãos com fé fervorosa e mensagens bíblicas são poucos, daí a necessidade de um fortalecimento das lideranças religiosas e dos missionários. As missões e seus ministérios têm grandes desafios para realizar, como o discipulado mais efetivo dos novos líderes, o evangelismo e a tradução da Bíblia. Esse último de uma forma mais efetiva, principalmente por causa da variedade de povos existentes no país e a diversidade de línguas.De maneira especial, o país é alvo principal das nossas orações por causa da violência que ocorreu no dia 24, véspera de Natal. Segundo últimos dados do Ministério das Relações Exteriores, a comunidade brasileira que vive na cidade de Albina, no norte do Suriname, foi atacada em represália à morte de um morador local. Até o fechamento desta edição do Jornal Atos Hoje, o conflito deixou 14 pessoas feridas e sete mortes, além de dezenas que sofreram o ataque violento com facões, saqueamentos e agressão sexual. Oremos, pois, pelo Suriname e sua relação com o Brasil, que as manifestações de violência cessem e a paz se instaure entre os povos.

Suriname é o alvo das nossas orações.

Oremos
- Para que o país tenha um governo estável e uma melhoria econômica.
- Para que um reavivamento permeie o tradicionalismo da maioria dos cristãos.
- Pelas escolas bíblicas e pelo ministério de líderes cristãos, para que sejam usados fortemente para a evangelização do amor e vida de Cristo.
- Para que a estabilidade, maturidade e natividade sejam preservadas nas igrejas tribais.
- Pela continuidade da crescente cooperação interdenominacional dos ministérios relacionados à Bíblia, à Marcha para Jesus e à expansão do evangelismo.
- Para que todos os povos, independente de sua etnia, vivam em paz no território surinamês.
- Para que o Senhor console o coração de familiares e amigos que perderam seus entes queridos no ataque ocorrido no dia 24/12/09.
- Para que o Senhor restaure a saúde dos que foram feridos no ataque.

Paz do Senhor Jesus!!!!

Deus abençoe!!!!

2 comentários:

  1. oremos pela salvação destes e também por nossos irmãos brasileiros, que moram lá, para que não fique nenhum ressentimento pelos ataques aos brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Paz, Parabéns pelo artigo postado, consegui ter uma compreenção, (mesmo que resumida) um pouco mais ampliada, (pelo lado espiritual) da situação que ocorre neste pais visto que a midia aberta não dá muitos detalhes do ocorrido. oremos pois este é um plano do inferno para trazer rivalidade entre duas nações.
    Seu blog é muito legal, que Deus abençoe mais e +, quando quizer visite meu blog.

    ResponderExcluir