sábado, 9 de janeiro de 2010

"Adoração é sinônimo de Arrependimento"





"Adoração é sinônimo de Arrependimento"






João cap. 4

Jesus passa por Samaria para chegar a outro lugar. Ele poderia ter passado por Bereia, por exemplo, mas prefere o caminho de Samaria. Passar pela aldeia dos samaritanos era importante.

Ali, Ele encontra uma mulher tirando água do poço, na hora mais quente do dia e lhe pede água. “Os judeus não se dão com os samaritanos, porque está me pedindo água?” A água viva prometida por Jesus, naquele tempo se referia a água corrente. Em outras palavras, não seria água do poço, porém seria melhor que a água do poço de JACÓ.

A água que brotava do poço já era milagre se considerasse o lugar onde fora cavado aquele poço. Jesus seria muito maior que Jacó, caso conseguisse fazer o que estava dizendo: fazer fluir águas vivas. A mulher então deseja aquela água que não precisaria mais voltar para pegar. Jesus então diz: chama teu marido. Naquele tempo era costume que o homem ouvisse e depois ensinasse a sua esposa. Mas ela diz: não tenho marido. Jesus responde: disseste bem. Você já teve 5 e o que está com você hoje não é o seu marido. Jesus sabe tudo de você.

Ela até tenta mudar de assunto, para não passar pelo constrangimento de falar dos seus pecados. (Leia o verso 19 – “eu sei que o senhor é profeta”). Onde devo adorar? Em Gerezim ou em Jerusalém? Hoje, entendemos Adoração como aquilo que podemos dizer sobre quem é Deus. Por mais que nos esforcemos, nunca conseguiremos falar alguma novidade para Ele. Somos humanos e não temos condições de enxergar toda a eternidade e santidade d’Ele em sua plenitude.

Onde eu devo pedir perdão para Deus? Naquele contexto significava arrependimento. O lugar de adoração é também o lugar de arrependimento. Porque ela estava em pecado e reconhecia alguém maior que ela e seu próprio pecado, sente a necessidade de se arrepender, mas onde? No Monte Gerezim ou em Jersualém? Jesus responde que deveria ser em Jerusalém, porque o perdão e salvação vem dos judeus. O ato da adoração envolvia sacrifício, holocausto. “Onde eu devo levar minha oferta, meu animal para morrer?”

Vai chegar e já chegou o tempo em que todos adorarão ao Pai em espírito e em verdade, em qualquer lugar, porque Deus olha seu coração. Não “onde”, mas “como” você deve estar. Em espírito e em verdade, com arrependimento de coração.

Se não há arrependimento, não há adoração. Por mais que você tente dizer quem Deus é, sua humanidade não permitirá alcançar a plenitude de Deus. Cristão não é o que não peca, mas aquele que se arrepende. Pode ser que hoje você não se arrependa de pecados do passado, mas todos os dias devemos colocar nossa vida no altar do Senhor.

Ao entrar na presença de Deus você terá a consciência da necessidade do perdão. A mulher estava questionando onde se deveria pedir perdão, em outras palavras, onde oferecer o sacrifício. Jesus é o meu sacrifício perfeito, ele é o cordeiro imolado. Adoração é sinônimo de arrependimento. A palavra Santo em minha boca é insuficiente para expressar tudo o que Deus é. Por isso adorar é arrepender-se.

Quando devo me encontrar com Deus? Quando preciso de arrependimento? Quando eu reconheço que preciso de perdão. Devemos ensinar às pessoas que elas precisam de perdão. Quando uma pessoa se arrepende está adorando. Ir ao encontro de Deus significa ir para adorar, buscar arrependimento. Todos os encontros que todos os homens da Bíblia tiveram, foram encontros de adoração e arrependimento.

A mulher larga o seu cântaro e vai à aldeia dos samaritanos. Porque recebera a água viva, ela larga seu instrumento de carregar água no poço. Você é perdoado quando reconhece que precisa de perdão. Jesus sabia tudo daquela mulher, toda a história dela e o que se passava na alma dela. Jesus está dizendo: você pode começar de novo. Sabe por que as pessoas não mudam? Porque não se sentem perdoadas. Elas não entendem a necessidade de mudar.

Está procurando a oportunidade para recomeçar? Jesus te dará, desde que você se arrependa.

Você quer ser quem? Continuar sendo este que carrega água no sol escaldante, para se esconder de todos? Porque agora tudo se faz novo na sua vida.

Saindo daquele lugar, aquela mulher diz pra toda a aldeia que encontrara alguém que a conhecia. Então aquela mulher, ao ter um encontro com Deus, o seu desejo é mudar de vida. Jesus sabe tudo sobre você e você não precisa pagar o preço pelos seus pecados, porque ele já fez isso por amor a você.

Ao ter um encontro com Deus, nossa vida muda. Quando recebemos a noticias que estamos perdoados, nos sentimos aliviados, sem peso inclusive para pregar para aqueles que nos acusavam no passado. Aquela velha história, se Deus salvou a samaritana, pode salvar qualquer um. Como escreve Paulo, dos pecadores, eu sou o maior. Aquela mulher estava na rota de Jesus.

Os discípulos olham para Jesus e se preocupam, porque Ele não queria comer. O que alimenta Deus é o reconhecimento de que a mensagem dele chegou até você. A mensagem de Jesus chegou ao coração daquela mulher.

Todas as suas dividas foram pagas em Jesus. Você tem a oportunidade de fazer tudo novo. Jesus muda o caminho e a maneira de ser daquela mulher. Os ouvidos de Jesus ouviam as necessidades daquela mulher. As pessoas precisam de perdão, alívio e fardos leves. Aquela mulher teve um encontro com Deus, foi curada e saiu dali como pastora, para anunciar o que Jesus faz na vida de quem se arrepende. Pastor não tem preconceito e acredita que para todo o mundo existe uma saída, existe um jeito. O pastor sempre tem fé de que para tudo há esperança.

Quem é pastor? Aquele que tem uma dívida com pessoas. Que ensina às suas ovelhas que são templo de Deus , somos Betel. E se eu sou Betel sou também Igreja. A mensagem de Jesus e de João Batista era arrependimento, ou em outras palavras: adoração.

Culto é se prostrar diante de Deus, em arrependimento. Quando 2 ou mais estiverem reunidos em nome de Jesus, ele estará presente. Estar reunido é estar diante da mesa do Senhor, do pão e do vinho, aguardando a vinda do Rei.


Que Deus possa contar conosco como podemos contar com Ele.


Deus te abençoe.
Paz do Senhor Jesus!!!

Um comentário:

  1. Obrigada por seguir Louvor a Deus.
    Paz e graça com o Senhor abundantemente!!!
    Beijos no coração.
    Eliane

    ResponderExcluir