quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"COMO LIDAR COM O ESTRESSE?"


COMO LIDAR COM O ESTRESSE?

INTRODUÇÃO

Estou estressado!!!” – Esta é uma das frases mais comuns entre as pessoas nestas últimas décadas.

Mas, afinal, o que é o estresse? Como preveni-lo?

Estar sob estresse significa estar sob pressão, tensão, e, portanto, estar sob a ação de um estímulo insistente, capaz de provocar um conjunto de reações orgânicas, mentais, psicológicas, e/ou comportamentais.


Pesquisas científicas revelam que 70 a 80% das consultas médicas na atualidade estão relacionadas (direta ou indiretamente) ao estresse:


Doenças cardíacas;
Doenças de pele;
Doenças gastrintestinais;
Doenças neurológicas;
Desordens psíquicas;
Desordens no sistema imunológico.
O estresse é uma doença típica do nosso século. Até crianças estão ficando estressadas. Vivemos constantemente sob pressão, não é mesmo?
Eu preparei um pequeno teste para ver o quão familiarizado você está com o estresse. Será que você poderia completar estas sentenças?

Estou no fundo do ______ (poço)
Estou pronto para jogar a ______ (toalha)
Estou à ponto de chutar o ______ (balde)
Estou caindo aos ______ (pedaços)
Estou me sentindo um _____ (caco)
Por trás do estresse existem os verdadeiros problemas. Muitos deles são crenças falsas, são mitos que fazem você sofrer. E assim sendo, hoje quero que olhemos para o que está por trás do estresse, para o que está causando o estresse. Hoje vamos observar a vida de Cristo.
Jesus Cristo também viveu sob pressão. O NT mostra Jesus sendo constantemente sendo interrompido. Era sempre criticado, ridicularizado, mas percebemos que ele continuava em paz, mesmo sob intensa pressão. Ele estava sempre tranqüilo. Quando eu olho para a vida de Jesus, eu fico maravilhado ao ver o quão calmo, tranqüilo e sereno Ele era à despeito das pressões, críticas, enorme estresse, pouquíssimo tempo para Si mesmo, pessoas ao Seu redor o tempo todo, incompreensão e preconceitos. Estava sempre tranqüilo e nunca estava com pressa.
Como ele conseguia isso? Sua vida estava firmada em sólidos princípios.
Quero convidá-lo a entender e aplicar os princípios vividos por Jesus, e a experimentar uma paz interior indescritível.

PARA LIDAR COM O ESTRESSE E DESFRUTAR PAZ INTERIOR...

DESCUBRA QUEM VOCÊ É.


É o princípio de identificação. – Preciso saber quem eu sou.

À menos que você resolva esta questão, você será um alvo fácil para o estresse. No caso de Jesus, Ele não tinha dúvida acerca de Sua identidade. Ele sabia exatamente quem Ele era. Realmente, 18 vezes nas Escrituras Jesus definiu a si mesmo. Ele diz:
" Eu sou a luz do mundo... sou [o Filho de Deus]...eu sou o caminho, a verdade, e a vida...eu sou o pão da vida..." João 8:12; Mc. 14:62; João 14:6; João 6:35 (NVI)

E por ai vai. Não há dúvidas em sua mente acerca de quem Ele era.
"Eu testemunho acerca de mim mesmo..." João 8:18 (NVI) .

Em outras palavras, "Eu não dependo da opinião das pessoas para validar a mim mesmo. Ouça bem, se você não sabe quem você é, se você não tem resolvido a questão de identidade, outras pessoas determinarão isso para você. E elas o colocarão em uma caixa, e moldarão você, vão apertá-lo, e vão fazê-lo conformar-se a uma imagem que elas desejam que você seja. Você vai descobrir-se a si mesmo não sendo realmente quem você foi criado para ser, mas o que você pensa que o seu sócio, ou seus pais, ou seus amigos, ou seu chefe pensam que você deva ser. E isto é chamado de estresse.
Quando você tenta ser o que você não é, isso causa um enorme estresse.
Você pode me imaginar tentando cantar e tocar como o Pb. Ezequias de nossa igreja ou o Ir. Renato de Uberlandia MG. As vezes em que eu tentei cantar aqui na frente eu coloquei estresse tanto em vocês como em mim também. Tentar ser alguma coisa que você não é, não funciona.

E assim, o primeiro passo é ficar confortável com quem você realmente é. Conheça os seus pontos fortes, os seus pontos fracos. Encare a verdade acerca de si mesmo. Entenda que você não é aquele ideal que você tem de si mesmo. Compreenda o que você realmente é e aceite-o, valorize-o, ame-o, e não se preocupe com o que você não é. Seja o que Deus fez você para ser.
Quando você resolve isto, acaba reduzindo dramaticamente o estresse porque você não está preocupado com o que outras pessoas pensam. Como você pode ver, Deus não quer cópias e Deus não quer clones. E os dois problemas que causam estresse em sua vida nesta área são o seguinte: Copiar os outros e comparar a si mesmo com os outros. Deus diz: "Não faça isto! Seja o que Eu fiz você para ser."
Muito do estresse presente em nossa vida resulta do fato de:
Usarmos máscaras
Iludirmos os outros
Vivermos vidas duplas
Ou tentarmos ser alguém que não somos.

Eu sei quem sou quando sei a quem pertenço. Sou filho de Deus. Não fui colocado na Terra por acaso, mas, sim com um propósito. Sou profundamente amado por Deus. Sou aceito por ele. Ele tem um plano para minha vida. Ele colocou você aqui. Você é importante!

SAIBA A QUEM VOCÊ PROCURA AGRADAR.
É o princípio de Dedicação - Devo saber a quem estou tentando agradar.

A segunda causa de estresse na vida das pessoas é quando você está tentando agradar a todo mundo e, obviamente, você não consegue fazer isso, pois no momento em que você agrada a um grupo, o outro grupo fica aborrecido com você. Você não pode agradar a todo mundo. Ouça: Deus não pode agradar a todo mundo. Duas pessoas estão orando. Uma diz: "Deus por favor, traga chuva" e a outra diz: "Não permita que chova, Senhor." Uma está orando pelo Flamengo e a outra está orando pelo São Paulo. Um time precisa de mais oração do que o outro. A quem Deus vai ouvir? Até mesmo Deus não pode agradar a todo mundo. E apenas um tolo tentaria fazer o que nem mesmo Deus pode fazer. Eu aprendi há muito tempo atrás que, como pastor, estou sempre desapontando alguém, pois todos temos diferentes expectativas, desde a maneira que devemos nos vestir, agir, pensar e em muitas outras coisas.. Portanto, você sempre estará desapontando a alguém.


Um dos mitos que existe lá fora é o seguinte: "Todos têm que gostar de mim para que eu seja feliz." Isto não é verdade. Você não tem que ser amado por todo mundo para ser feliz. Você tem que saber a quem você vai agradar e resolver esta questão. Agora, com Jesus isso era um assunto resolvido. Ele disse:
"...não procuro fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou." João 5.30 (NVI)

Ele está afirmando: "Vou concentrar-me em agradar a Deus”. Isto soa muito bem porque, em primeiro lugar, se você faz o que Deus deseja, isso será sempre a coisa certa a ser feita, não importa o que quer que pensem a respeito. Em segundo lugar, isso torna a vida mais simples, pois você tem que se concentrar em agradar apenas a uma pessoa.
Uma das razões pelas quais Jesus nunca ficou estressado é porque Ele nunca teve medo de rejeição ou necessidade de aprovação. Ele sabia quem Ele era e Ele sabia a quem estava tentando agradar. Você não tem que ser amado por todo mundo para ser feliz. Agora, deixe-me perguntar-lhe: Da aprovação de quem você está dependendo para ser feliz? Pense sobre isso. Você não precisa dela e talvez nunca a terá.
Saiba quem você é: Sou um filho de Deus. Você sabe quem você é sabendo a quem você pertence. Eu sou um filho de Deus, profundamente amado, pois Cristo morreu por mim. Eu estou tentando agradar ao meu Pai celestial, viver para Ele. Nós gostamos de colocar a culpa nos outros por causa do nosso estresse. Dizemos coisas como: "Eu tenho que..." "eu preciso..." "eu devo..." "eu deveria...." "todos esperam que eu..."; "eu tenho que...". Não você não tem coisa nenhuma. Quem é que diz que você tem que...? Ninguém está apontando uma arma em sua cabeça. Você não é uma vítima. A verdade é que a escolha é sua. Você deveria escrever esta frase em algum lugar: "Ninguém pode pressionar-me sem a minha permissão." Ninguém pode pressionar você sem a sua permissão. Você pode colocar duas pessoas na mesma situação e uma fica estressada e a outra não. Por que? É por causa da maneira como eles escolhem responder à situação. Tenho que saber quem eu sou e a quem estou tentando agradar.
Jesus sabia a quem estava procurando agradar. Ele não tinha dúvidas: “Eu vou agradar a Deus Pai”.
Quando não sabemos a quem estamos tentando agradar, caímos em três situações:


na crítica – porque ficamos inquietos quanto àquilo que os outros vão pensar de nós;
na competição – porque ficamos preocupados com a possibilidade de alguém nos passar a perna;
e no conflito – porque passamos a nos sentir ameaçados quando alguém não concorda conosco.
Se o meu alvo for agradar a Deus, minha vida será simplificada. O segredo é buscar agradar a Deus, sem se importar com o que os outros pensam.


Jesus ensinou:

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Mt 6.33

Dedique-se a agradar a Deus, a fazer a vontade de Deus em primeiro lugar, e você viverá muito melhor.


FOQUE NO QUE VOCÊ QUER REALIZAR.
É o princípio de Priorização. Significa saber o que estou tentando realizar.

Você não tem tempo para todas as coisas. Você concorda com isto? Sim. Você não tem tempo para tudo. Então, você tem que saber o que é que você quer fazer. Você será guiado na vida ou por prioridades ou por pressões. Estas são as suas únicas duas opções. Se você não estabelece prioridades, será guiado por pressões. Prioridades são o que você pensa que Deus deseja que você faça. Pressões são o que todo mundo quer que você faça.
As pessoas gostarão muito de encher a sua agenda de coisas para fazer. Mas você precisa estabelecer algumas prioridades ou será inevitavelmente guiado por pressões. O que estou dizendo é o seguinte: A direção que a sua vida toma é realmente uma escolha que você faz. E estabelecendo prioridades, você evita o que eu chamo de "tirania do urgente." Quando Eisenhower era Presidente dos Estados Unidos, ele costumava ter duas coisas em sua mesa: Uma dizia "urgente" e outra dizia: "Importante" . E ele dizia que era um hábito dele sempre ignorar as urgentes por uns dois dias e assim metade delas ele poderia jogar fora porque elas eram urgentes, mas não eram sempre importantes. E há uma grande diferença - alguma coisa pode precisar ser feita agora, mas talvez nem precise ser feita afinal de contas. Veja o que Jesus disse neste versículo:
"...sei de onde vim e para onde vou." João 8:14 (NVI).

Ele estabeleceu alvos bem definidos em sua vida. Você faz isso? Estabelece alvos bem definidos para a sua vida? Ao estabelecer prioridades, Jesus sabia o que Ele queria alcançar. Você já chegou ao final de um dia e disse: "Será que fiz alguma coisa útil hoje? Será que realizei alguma coisa hoje ou fiquei simplesmente enrodando sem produzir resultados?" Você já tem aprendido a diferença entre ficar ocupado e ser produtivo? Você pode ficar muito ocupado e não realizar absolutamente nada. Você chega ao ponto da questão de prioridades - ou seja, o que realmente conta. Jesus viveu o que eu chamo de "uma vida com propósitos."
"Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do Reino de Deus, pois foi para fazer isso que Deus me enviou." Lc 4.43 - NTLH

Ele tinha o Seu propósito claro. Jesus sabia exatamente não apenas quem Ele era, a quem Ele estava tentando agradar, mas também sabia o que estava tentando realizar. Agora, deixe-me perguntar-lhe: O que está dirigindo a sua vida? Jesus teve a vida dele guiada por um grande propósito. O que é que está guiando a sua vida? A aprovação dos outros? A necessidade de ganhar dinheiro, a necessidade de encaixar-se no status quo? Estes são motivos fracos que levam ao estresse. Então, deixe-me dar-lhe uma pequena dica. Cada dia, quando você levantar-se da cama, pergunte-se: Qual é a coisa mais importante hoje? O que é que realmente vai fazer diferença? Depois se concentre nisso. E isto nos leva ao quarto ponto que é:
4. CONCENTRE-SE EM UMA COISA DE CADA VEZ.

O Princípio de Concentração - Concentrar no que é importante. Você não fica se distraindo com trivialidades.

Eu tenho aprendido através de experiência pessoal que se Satanás não pode levar você a fazer coisas erradas, ele vai desgastar você levando-o a fazer coisas boas em excesso. Ele vai fazer com que você assuma compromissos em demasia, compromissos com coisas boas que evitam que você faça as coisas melhores, as coisas que realmente contam e que importam.


Jesus era um Mestre em termos de concentração. Ele sabia como se concentrar. Ele concentrava a Sua vida como um raio laser e a luz concentrada tem poder, enquanto que a luz difusa não tem poder. Jesus recusava-se ser distraído. Observe este verso.
"Como se aproximava o tempo da sua volta para o céu, Jesus resolveu decididamente ir para Jerusalém."Lucas 9:51 (BV)

Ele é persistente, determinado, concentrado. O apóstolo Paulo era da mesma maneira. Ele disse aos Filipenses: "Uma só coisa eu faço..." O problema conosco hoje é que temos estas 40 coisas para fazer. Paulo dizia: "Uma coisa faço..." Deixe-me ser honesto com vocês. Na medida em que olho para vocês, semana após semana, sei que muitos de vocês têm um potencial espiritual incrível. Como tenho dito a você, eu vejo um potencial espiritual incrível em sua vida que Deus deseja desenvolver, coisas que Ele poderia realizar através de você. Você não vê isso, mas Deus vê. Eu também vejo. Você tem potencial. O problema é que muitos de vocês nunca resolveram esta questão: O que é realmente importante na vida? E assim você desperdiça o seu tempo em coisas que não contam, em coisas que não vão durar para a eternidade, e aí você acaba dizendo: "Eu não tenho tempo para ter uma hora tranqüila com Deus diariamente," "eu não tenho tempo para participar de um grupo pequeno durante a semana," "eu não tenho tempo para estudar a minha Bíblia," eu não tenho tempo para envolver-me no ministério." Bem, quando você estiver no céu um dia, diante de Deus e Ele disser: "Por que você não fez as coisas que ajudariam você a crescer?" Você dirá: "Eu não tive tempo" e Ele dirá: "Pois bem, eu vejo que as suas prioridades estavam fora de equilíbrio." Deus diz: "Estabeleça as suas prioridades e não se distraia." Um grupo de pessoas veio a Jesus um dia e disse: "Senhor, nós gostaríamos muito de servir-te, mas não temos tempo." Aqui está como Jesus os respondeu:


"Todo aquele que se deixa desviar do trabalho que eu planejo para ele, não está apto para o Reino de Deus." Lucas 9.62 (BV).

Estas são palavras bem fortes. Alguns de vocês estão presos no que eu chamo de "síndrome de Marta" que significa: Você tem muito mais compromissos em sua agenda do que tempo para realizá-los. E Jesus disse isso a Marta:
"Marta, porém, estava ocupada com muito serviço...Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária." Lucas 10.40-42 (NVI)

Jesus está dizendo: Concentre-se em seu relacionamento comigo e no que é a promessa. Antes ele havia dito: "Busque primeiro o Reino de Deus" e o que aconteceria?... "Todas as outras coisas serão acrescentadas a vocês." Isso é concentração.


5. NÃO TENTE FAZER TUDO SOZINHO.

Princípio de Delegação - Deixar outras pessoas ajudar-me.

Nós ficamos estressados porque pensamos que temos que fazer tudo sozinhos. Pensamos que somos o gerente geral do universo.
Delegar significa deixar outras pessoas ajudar você. Termine esta sentença: Se você quer um trabalho bem feito __________ (faça você mesmo). Você sabe o que é isso? Este é o slogan do perfeccionista que caminha para a estafa. Pense no egoísmo por detrás dessa declaração: "A única pessoa que faz qualquer coisa certa no mundo sou eu. E, se qualquer coisa será feita da maneira certa, eu terei que fazê-la."
Agora, se alguém tinha o direito de dizer isto, obviamente, esta pessoa seria Jesus Cristo, pois Ele era perfeito e Ele poderia fazer melhor do que qualquer outra pessoa. Mas até mesmo Jesus não tentou fazer tudo sozinho. Ele envolveu as pessoas.
"[Jesus] escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, e os enviasse a pregar."Marcos 3.14 (NVI)

Ele envolveu outras pessoas no ministério. Você acha que Jesus poderia ter feito um trabalho de pregação melhor do que os discípulos? Claro que sim. Então, porque é que Ele delegou esta tarefa aos discípulos? Ele sabia que precisava envolver outras pessoas. Ele estava servindo de modelo.
Ficamos estressados quando temos um problema e pensamos: "Eu tenho que lidar com isto sozinho. Esse é um problema meu. Portanto, tenho que lidar com ele sozinho." Deus diz: "Por que você acha que eu dei a você a igreja?" Enquanto você está aqui, sentado neste lugar, pense por alguns instantes no que é que está estressando você. Aqui mesmo, talvez a uns poucos metros de distância, perto de você, há alguém que poderia ajudá-lo com este problema. Seja através de encorajamento, seja através de conselho, através de assistência prática. Há pessoas nesta igreja que estão aqui desejando ajudar você apenas se você for humilde o suficiente para admitir: "Preciso de ajuda." "Preciso de alguém que me ajude a solucionar problemas." "Preciso apenas de alguém que segure a minha mão." "Preciso de alguém que ore por mim." Você sabe por que não permitimos as pessoas nos ajudar e acabamos ficando estressados? Duas razões: Insegurança e orgulho. Insegurança -- Tenho medo do que vão pensar sobre mim. Eles pensarão que você é como qualquer outro ser humano -- todos temos problemas, todos temos dificuldades todos nos estressamos. E Deus não fez você para ser um cavaleiro solitário. Ele deseja que você busque ajuda através de outras pessoas. Portanto, envolva-se.
Outra razão porque às vezes não delegamos atividades é a nossa insegurança. “O que vai acontecer se essa pessoa realizar um serviço melhor?” Este pensamento é ameaçador. Mas se você quer ser eficiente, envolva outras pessoas, não seja egoísta, não tente fazer tudo sozinho.
Cinqüenta e oito vezes no Novo Testamento a frase "uns aos outros" é usada. Amem uns aos outros, cuidem uns dos outros, encorajem uns aos outros, ajudem uns aos outros, cumprimentem uns aos outros, compartilhem uns com os outros e por aí vai. Esta igreja tem um potencial suficiente para cuidar de todas as necessidades que temos nela se deixarmos que outros nos ajudem. Quando você faz isso o seu nível de estresse diminui.
6. FAÇA DA ORAÇÃO UM HÁBITO PESSOAL.

Princípio de Meditação - Fazer da oração um hábito.

Oração é uma grande aliviadora de estresse. Eu a chamo de câmara de descompressão. Nela eu digo o que estou sentindo para Deus. E a oração é uma grande aliviadora de estresse. É uma maneira de descarregar os seus fardos. E quando você estuda a vida de Jesus, você descobre que não importa o quão ocupado Ele estava, Ele sempre tomava tempo para orar. Aliás, quanto mais cheio o seu horário de atividades for, quanto mais você precisará orar. Você ouviu o que acabei de dizer? Quanto mais ocupado você for, quanto mais necessário será separar tempo para orar e ler a Bíblia. Você precisa receber, não apenas dar de si.
"Mas as notícias a respeito de Jesus se espalhavam ainda mais, e muita gente vinha para ouvi-lo e para ser curada...porém Jesus ia para lugares desertos e orava." Lucas 5:15-16 (NTLH)

Ele fez disso um hábito. E se Jesus sentiu a necessidade de estar sozinho para orar, certamente deveríamos fazer isso também. Eu descobri que quanto mais a IEAD na Estância V cresce, mais eu precioso ter tempo sozinho com Deus. E você precisa de um tempo a sós também, para estar a sós com Deus, ler Sua Palavra, orar e deixar que Ele fale com você de volta. Reflita, recarregue e renove.
A oração é um poderoso antídoto contra o estresse. Veja como Jesus priorizava a oração.
“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando”. Marcos 1.35

A oração é uma ferramenta dada por Deus para que você possa livrar-se de suas ansiedades. Por mais ocupado que Jesus estivesse, ele tinha como prática habitual passar algum tempo com Deus. Se Jesus fazia isso, quanto mais eu e você precisamos orar! Ao ler a Bíblia e orar você está fazendo a melhor terapia. Você ouve Deus falando e você conversa com Deus, e aí você olha para a agenda, pensa no seu dia, e Deus dirige o seu dia.
O problema é a nossa incapacidade de ficar em silêncio. Se entramos no carro, temos que ligar o rádio. Ao chegar em casa, e você está sozinho, qual a primeira coisa a fazer? Provavelmente liga a TV. A Bíblia diz:
“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” Salmo 46.10

Você está correndo muito? Alguém disse certa vez: “Parece ironia, mas, quando o homem se perde, ele duplica sua velocidade”. É como o piloto da Força Aérea, que durante a 2a Guerra, sobrevoava o Pacífico. Ao fazer contato com a torre, o controlador disse: Onde você está? Não sei – respondeu o piloto, mas estou batendo o recorde de velocidade!
Muitas pessoas são assim: passam a vida correndo sem saber para onde estão indo. Precisamos iniciar nossa manhã com oração, como Jesus fazia, e estar sempre recarregando nossa bateria espiritual no decorrer do dia.
7. SEPARE TEMPO PARA DESFRUTAR A VIDA.

Princípio de Descontração - Tomar tempo para aproveitar a vida

Os discípulos haviam trabalhado o dia todo, e não tinham tido tempo nem para comer. Então Jesus lhes disse:
“Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco” Marcos 6.31
Uma das razões para Jesus suportar o estresse era a de que ele sabia quando descansar. Não raro ele ia às montanhas ou ao deserto para descansar. Você já viu aquela frase: “ta estressado? Vai pescar”.
Descanso e recreação não são opcionais. Deus incluiu nos 10 mandamentos, quando falou sobre o sábado. Deus estabeleceu um dia de descanso porque ele sabe que nós precisamos de pausas periódicas. Jesus sobreviveu ao estresse porque desfrutava a vida. O apóstolo Paulo escreveu que Deus nos provê ricamente todas as coisas para nossa satisfação (1 Tm.6.17). É importante ter uma vida equilibrada. É preciso trabalhar, ganhar o pão de cada dia, mas é preciso parar de vez em quando, dar um tempo para a esposa, para os filhos, para si mesmo.

Aqueles de vocês que são viciados em trabalho, ouçam isto: Descanso e recreação não são perda de tempo. Jesus habitualmente teve momentos de folga. Embora houvesse mais pessoas para serem curadas, mais pessoas que precisavam ser salvas, mais e mais pessoas que precisavam de libertação, Ele ainda assim tirou folga.
É o seu trabalho mais importante do que o trabalho que Jesus realizava? E Ele freqüentemente levava os seus discípulos para o deserto.
Descanso e recreação são tão importantes que Deus os pôs nos Dez Mandamentos. No mesmo lugar onde Ele disse: "Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não mentirás" Ele também disse: "Tire um dia de folga a cada sete dias." Está bem lá, juntos com os outros mandamentos que formam os dez Mandamentos. Esse dia de descanso é chamado de "Sabbath". Ele diz que esse é o dia de descanso, o Sabbath. Jesus disse: "O homem não foi feito por causa do 'sabbath'; o 'sabbath' foi feito por causa do homem." Para o benefício do homem. Portanto, se você não está tirando um dia de folga toda semana, você está quebrando um dos Dez Mandamentos. E aqui, eu tenho que dizer que não gosto do que faço algumas vezes. Você tira um dia de folga e usa aquele dia para fazer todas as suas compras e colocar as suas coisas em dia? Isto realmente não é um dia de folga. Não é mesmo?
8. ENTREGUE SEU ESTRESSE A CRISTO.

Transformação

O último princípio para podermos controlar o estresse é algo que Jesus não necessitava, porque ele é o Filho de Deus. Nós, porém, precisamos. Jesus diz:
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11.28-30
Entregue seu estresse a Cristo. Você nunca desfrutará completamente a paz interior até que tenha um relacionamento com o Príncipe da Paz. Não falo de religião, falo de um relacionamento pessoal com Jesus Cristo.
Jesus não disse: “Venham a mim e eu lhes trarei mais culpa, mais fardos, mais estresse e mais preocupações” – e é isso que alguns ensinam por aí. Algumas igrejas tendem a aumentar a pressão em vez de aliviá-la. Mas Jesus disse: “Eu quero lhe dar descanso. Sou eu quem alivia o seu estresse. Quando você estiver em harmonia comigo, eu lhe darei força interior”.

CONCLUSÃO

Cristo, somente ele, pode transformar sua vida estressada numa vida plena de satisfação. Nossa maior fonte de estresse está em tentarmos viver separados daquele que nos criou, de trilhar nossos próprios caminhos e de sermos nosso próprio deus.

Do que você precisa? Se você nunca entregou sua vida a Cristo, você precisa de transformação. Arrependa-se dos seus pecados, creia em Cristo como seu único Senhor e Salvador. Entregue a ele sua vida, com todo o seu estresse, e peça: “Senhor, dê-me uma nova vida. Substitua a pressão que sinto, pela paz que o Senhor oferece. Ajude-me a seguir os princípios que o Senhor ensina para controlar o estresse”. Amém.




Publicado por:

Pr. Guilherme Hermsdorff

COMADEMG/CGADB 3739-7

Deus abençoe!!!

Paz do Senhor Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário