domingo, 10 de janeiro de 2010

Filipinas




Filipinas
Filipinas é destaque em razão do tufão Ketsana que provocou inundações devastando o país, matando centenas de pessoas, desabrigando outras milhares e causando prejuízos de milhões de dólares. E Clamemos por Filipinas

Capital: Manila.
Localização: sudeste da Ásia.
Idioma: filipino, inglês (oficiais), espanhol e línguas regionais (cebuano, tagalo, ilongo e bico).
Religião: cristianismo: 89,4%; (católicos: 82,4%; independentes: 22,5%; outros: 9,8% -dupla filiação: 25,3%); islamismo: 6,4%; outras: 3,3%; sem religião e ateísmo: 0,9%. (2005.).
Restrições: visto que a Constituição estabelece o islamismo como a religião oficial do país e determina que o chefe de estado seja muçulmano, a presença e o crescimento do cristianismo parece não ser algo tão bem visto, a ponto de o governo proibir a evangelização.

Filipinas e seu contexto espiritual
País que outrora fora palco de um grande mover espiritual traduzido no próprio crescimento das igrejas e do número de cristãos no país a partir dos idos (anos) de 1970 graças ao empenho de missionários, obreiros e entidades missionárias, Filipinas hoje parece viver um quadro delicado em relação ao seu contexto espiritual. Isso talvez se justificaria pelo próprio retrocesso no crescimento da obra missionária que não perdurou até os anos de 1990.

Um fato, porém, que chama a atenção em relação ao contexto espiritual de Filipinas é o que resultou do crescimento das igrejas e do número de cristãos. O que era para ser motivo de festa acabou por ser uma fonte de dor de cabeça, pois esse crescimento parece ter mexido com os brios (a honra, a dignidade, os sentimentos) de muitos, a ponto de inúmeras questões delicadas terem imergido desse quadro. A falta de um acompanhamento e um discipulado eficaz e efetivo parece ser a ponta do iceberg, que é esse quadro espiritualmente falando.

Filipinas é também um caso a parte justamente porque o país parece sempre ter se mostrado como bom anfitrião em relação ao trabalho de evangelismo e missões. Com o sentimento de se “estar em casa”, muitos missionários e obreiros, bem como ministérios e entidades missionário-evangelísticas foram ousados e determinados em cumprir o “Ide” de Cristo de ganhar não só o próprio país, mas o mundo para Cristo. E para dar cabo dessa missão, a Igreja de Cristo em Filipinas se mobilizou em intercessão contínua e conjunta não só em prol daqueles que se converteriam a Cristo, como também para fazer frente a toda e qualquer oposição das trevas ao trabalho de semear a boa semente da palavra de salvação ao solo já preparado dos corações famintos e sedentos.

Se a ação da Igreja de Cristo em sua missão de ganhar os filipinos para Cristo foi eficaz o suficiente para conquistar a muitos, também parece ter sido ousada o suficiente para atrair a hostilidade de alguns ou mesmo muitos. Pois seu próprio crescimento não foi visto com bons olhos por aqueles se opõe à presença do cristianismo. Um ponto a mais nesse cenário parece reforçar essa hostilidade: é que até onde se consta, a Igreja de Cristo filipina tem se tornado uma Igreja de peso no envio de missionários mundo afora.

As milhares de igrejas no país, a flexibilidade cultural (e mesmo religiosa, pois o governo parece não se opor tão ferrenhamente assim ao evangelho) e a simplicidade de vida em que o país vive são só alguns ingredientes que facilitam essa ação. Muitos filipinos ainda não conhecem a Cristo e ainda o fato de as próprias trevas se oporem sempre à ação da Igreja de Cristo na Terra. O sincretismo traduzido em animismo e feitiçaria é só um dos inúmeros desafios que se têm pela frente.

Filipinas é o país foco de nossas orações. Clamemos:
>> Pela Igreja de Cristo no país, a fim de que Deus a fortaleça sempre em sua tarefa de ganhar os filipinos para Cristo e ainda pelos próprios pastores, obreiros, missionários e cristãos anônimos que ousada e corajosamente têm permanecido fiéis em seu chamado.
>> Pela sociedade filipina, marcada e ferida em razão de seu próprio contexto sócio-cultural-econômico-histórico, haja vista que o país já foi palco de disputas, conflitos, terrorismo, crises e ainda catástrofes naturais, como tufões. O mais recente (o Ketsana) ocorreu na última segunda-feira, 28/9. Até o fechamento dessa edição do Atos Hoje, o saldo divulgado da tragédia era esse: 246 mortos, 38 desaparecidos e mais de 450 mil desabrigados. O estrago também foi na economia do país: prejuízo de mais de 98,5 milhões de dólares. A tempestade resultante da ação do tufão foi a grande vilã da catástrofe.
>>Pelas famílias das vítimas, sejam essas vítimas as pessoas mortas, desaparecidas ou desabrigadas. Para que Deus as console e conforte.
>>Pelas autoridades do país que não só carecem agora da ajuda internacional, mas também das intercessões em todo o mundo. Que Deus envie provisões e recursos de toda espécie para um país acuado e assustado.

Deus abençoe!!

Paz do Senhor Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário