quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Tailândia"


Tailândia

É um país asiático, dividido entre a Indochina e a península Malaia. É limitado a norte e a leste pelo Laos, a sul pelo Camboja, pelo golfo da Tailândia e pela Malásia, a oeste pelo mar de Andamão e a oeste e norte por Mianmar.
Capital do país: Banguecoque.
Religião: Budismo - 85,3%, Islamismo - 6,8%,Cristianismo - 2,2%,Sem religião ou ateísmo - 2,1%, Outras religiões - 4%.

Uma série de fatores faz da Tailândia um grande alvo de oração de toda Igreja. Não bastasse o Tsunami que atingiu o país no oceano Índico, em 2004, que resultou no alarmante registro de óbitos, em que mais de 5.000 pessoas morreram; e a Gripe Aviária, em 2006, em que cerca de 300 mil frangos contaminados foram sacrificados e 15 pessoas morreram. Em 2010, novos conflitos de ordem política e social eclodiram no país. Por essa razão, mais de 15 milhões de habitantes de Bangcoc, capital, fora outras sete províncias, estiveram sensivelmente expostos aos confrontos e protestos que vêm ocorrendo na região desde março e que foram intensificados nos últimos dias.

Os conhecidos como “camisas vermelhas”, grupos oposicionistas ao governo, maioria de origem pobre, iniciaram o movimento para exigir a renúncia do premiê Abhisit Vejjajiva, e a convocação de eleições legislativas antecipadas. Eles consideram o governo ilegítimo, depois de denúncias de fraudes em diversas eleições, e apoiam o ex-premiê, Thaksin Shinawatra, que deixou o governo após um golpe de Estado em 2006. Até o fim da primeira quinzena desse mês, os confrontos já haviam deixado pelo menos 37 mortos e mais de 100 feridos.
Historicamente, os tailandeses carregam sobre sua cultura a influência da tradição religiosa budista, também a corrupção e práticas egocêntricas do exército, o que serviram para proteger o crime, a prostituição, o tráfico e o comércio de armas ao longo dos anos. Nesse sentido, esses últimos dias de conflito são consequências de um processo prolongado de repressão política. Até o fechamento dessa edição, 6 pessoas morreram e 58 ficaram feridas nas operações do Exército para desalojar os manifestantes oposicionistas e conter os ataques, saques e incêndios na capital, segundo o balanço divulgado pelo serviço de emergência.

O premiê da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, diz estar confiante e determinado a encerrar os conflitos e ainda promete que seu governo irá restabelecer a paz e a ordem no país, segundo o portal de notícias G1.
Oremos para que a paz seja uma realidade; para que assim como o significado do nome da Nação, a Tailândia seja realmente uma terra livre de práticas religiosas idólatras, de ocultismo e escravidão espiritual; para que o amor de Cristo seja vivificado nos corações tailandeses e para que a Palavra de Deus seja a motivação das lideranças políticas do país. Clamemos para que nenhum espírito de rebeldia, violência e corrupção tenha influência sobre a população, mas que o Espírito Santo flua com liberdade no meio do povo, derramando sobre eles sua graça e favor.
Deus abençoe!
A Paz do Senhor Jesus!

Um comentário:

  1. Olá Daniela! gostei muito do seu blog,
    sou de Salvador-Ba e estou para realizar um projeto que creio que veio diretamente de Deus e tenho recebido a direção do Espirito Santo para compartilhar com o Seu povo.
    Preciso do seu retorno para cadastrar o email e em breve receber o projeto que vai alegrar muito o Reino de Deus.
    Att,
    Ana Javes
    olheogui@hotmail.com

    ResponderExcluir