sábado, 29 de maio de 2010

"É chegado o Reino de Deus. "


É chegado o Reino de Deus.

Atos 28: 23
23 – E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde.





Desde o capitulo 21, Paulo está se defendendo. Ele está preso em Roma, onde foi dado a ele o direito de uma prisão domiciliar. Ele está vivendo em uma casa alugada e vigiada por guardas.


Ali ele podia receber pessoas. Ele então convoca os judeus que moravam naquela região de Roma e apresenta seus argumentos. Com essa estratégia, Paulo trouxe para sua “casa”, um grande número de pessoas. Mas o que ele falava ali?


No versículo citado acima Paulo fala a respeito do Reino de Deus. Se tivéssemos que destacar a idéia central da Bíblia, um tema central, de Gênesis a Apocalipse, o tema central deste livro não é Deus, Jesus, Céu ou tampouco Salvação. Não é inferno ou homem. O Reino de Deus é o tema central da Bíblia.


Sabe como Jesus começou seu ministério: Falando do Reino de Deus. Em Marcos, capitulo 01 lemos sobre o Reino de Deus que está chegando, por meio de Jesus. Como João Batista, o filho de Deus tem o objetivo de estabelecer o Reino de Deus.


Na carta aos hebreus, Jesus veio estabelecer os princípios de Deus, a ordem d’Ele, em outras palavras, o Reino de Deus. Em Gênesis, lemos que a Terra era sem forma e vazia. Do grego, a palavra CAOS significa algo não estabelecido, não formado. Não havia ordem, nem separação de nada. Era uma terra desorganizada. Nada funcionava. Não existia nenhuma espécie de vida, nenhum átomo que funcionava de fato, elétrons, prótons e tudo mais estava sem ordem.


Então Deus cria o “cosmos”, que tem a mesma origem da palavra hoje conhecida como cosméticos. Deus criou a beleza, a perfeição. A verdadeira essência da palavra cosméticos é aperfeiçoar a beleza e não mascarar o feio. O sentido é proporcionar saúde e o saudável é bonito, belo. O que é saudável é bonito. O conceito para mascarar não é o sentido verdadeiro. É dar saúde o que é correto, fazer melhor.


Quando a Bíblia diz que Deus criou um Reino, significa que Ele tomou o que era sem forma e vazia. Deus disse, haja e tudo veio a existir. Deus criou o cosmos, o perfeito, e o maravilhoso.


No hebraico significa “Shalom” e fala de paz, da perfeição de Deus está contigo. Onde há ordem há justiça e ai então existe paz. Tudo em todos é o conceito de Shalom.


E qual é o conceito cristão para mundo? Paulo falava disso para os judeus. Os gregos tinham o conceito cosmo e os hebreus, é paz.


Jesus disse que veio trazer vida. (João 10:10) Na verdade ele estava trazendo paz ao mundo, inclusive do homem interior. Jesus veio para restabelecer a ordem no homem e no Planeta. Veio para restaurar todo o Universo. No momento de queda, o homem quebrou a ordem divina de antes. Causou problemas para si e para todo o Universo. Jesus veio para restaurar toda a Criação. Jesus interfere no Universo natural e coloca em ordem tudo o que o homem tinha tirado do lugar.


Agora, Ele afeta o Universo interno de cada pessoa, o seu interior. Tirando todo fardo das costas e aliviando suas cargas. A mulher que seria apedrejada recebeu a absolvição. Por quê? Ele veio liberar perdão para o interior de todos.


Paulo dizia: o Reino de Deus chegou. Era isso que Jesus ensinava. Na oração do Pai Nosso lemos que o Reino de Deus deve vir e ser feita a vontade dele como é feita no céu. Ore para que o Reino de Deus se estabeleça. Que seja reabilitada a vontade de Deus e o Reino dele aqui. Quando oramos o Pai Nosso, pedimos que venha o Reino de Deus em todos os lugares, de todas as formas, em cada coração.


Esta era a mensagem da igreja em Atos. Depois de ressuscitado Jesus ensinou durante 40 dias sobre o Reino.


Atos 8 – As boas Novas do Reino de Deus são anunciadas.

Atos 14:22 – Eles voltam pregando sobre o Reino.

Atos 20:25 – Durante 3 anos é comunicado o Reino de Deus.

Atos 28:23 – De manhã ate a noite se fala das Boas Novas. O tema central da Bíblia é o Reino de Deus, boas notícias. As pessoas não davam às outras uma noticia de condenação. Muitas vezes perdemos muito tempo falando disso: condenação. As vezes falamos de advertência, cuidado para você não ir para o inferno. Outras vezes fazemos uma mensagem de pelo: você deseja aceitar Jesus?



A mensagem da igreja de Atos era uma mensagem de boas noticias: o Reino de Deus está entre nós, ele chegou. A mensagem de Paulo tinha 3 temas.


1 – Quem é Deus? Aquele que se revelou em Jesus. Mais importante que dizer que JESUS é igual a Deus, é saber que DEUS é igual a Jesus. O filho é a manifestação do pai. Quem quiser ver o pai precisa olhar para o filho, porque eles são um. Paulo estava dizendo que Deus é igual a Jesus e então falava dos seus milagres, da sua ressurreição. Anunciava aos judeus um Deus de poder, mas também um Deus que possui muito mais amor que poder. Jesus não impõe com violência o seu discipulado. Mesmo sendo afrontado, Jesus não reagiu aos tapas, chicotadas e cuspidas. Ele não reagiu ou se defendeu porque era pleno de amor. Aqueles que o acusaram (humanidade) foram o maior alvo do amor de Deus.


Por falar em perdão, é fácil perdoar. As vezes até perdoamos, mas entregamos nas mãos de Deus para que ele se vingue por nós. É fácil perdoar uma pessoa. Difícil é pedir que Deus o perdoe também. Porque no mais profundo do nosso ser queremos que Deus se vingue por nós. Que nível de perdão é esse que vivemos?


Não é esse o exemplo de Jesus por nos. Se Jesus tivesse nos colocado nas mãos de Deus estaríamos perdidos. Jesus preferiu perdoar e morrer a perder você. Ele quis dar a sua vida para salvar a minha e a sua vida. Você compreende isso? Deus não está contra você. Deus quer amá-lo. Ele não quer vingar nada na sua vida, quer apenas amá-lo. Não somos inimigos de Deus.


2 – Relacionamento com Deus. Os deuses das outras nações prezam pelos súditos, pelos servos, pelas oferendas e sacrifícios. Eles querem gente nas encruzilhadas oferecendo animais, velas, comidas e longos tempos de jejum. Os de outras nações você se aproxima deles pagando alguma coisa. Com muito custo ele poderá dar alguma coisa a você. Paulo fala de um Deus que abençoa. Quando você o convida para ele aceita o convite. E quando ele vem você não precisa ter medo. Você vai dizimar não porque precisa de algo em troca, mas porque você o ama e com o dizimo você pode participar até de forma material da expansão do Reino. Quando você o convida, ele vem. Ao entrar, algumas coisas precisam mudar. Algumas pessoas têm medo dessas mudanças. Alguns não aceitam. Mas quem deixa Deus amá-lo não tem medo de nada. “O verdadeiro amor lança fora todo medo”. não tenha medo de ficar sem dinheiro, de coisa nenhuma. Deixe ele mudar na sua vida o que for preciso e que ele estabeleça a vontade d’Ele que é boa, perfeita e agradável.


3 – Deixa Deus te amar. Isso dará outra dimensão para a sua vida. Quando Deus entra você passa da morte para a vida. Você entende realmente o que é viver. Se Deus entra na sua casa tudo é mudado e todas as feridas são curadas. Quando você abre o coração para ser amado, isso dá sentido à sua vida. Paulo conclui no fim da sua vida que mais nada tem valor, tudo é como esterco e sem valor se não tiver Jesus.


Quando recebemos Jesus em nossas vidas, passamos a amar os outros. Mesmo que sejam chatos. O sintoma de Deus agindo na sua vida aparece quando você começa a desejar as vidas. Quando o Reino de Deus chegou na vida de Paulo ele só sabia viver como Jesus, falando de Jesus, do seu amor, o tempo rodeado por pessoas.

“Ai de mim se não falar do amor de Deus”.

Atos 28 diz que muitos acreditaram em Paulo e outros não. Alguns creem, outros não. E quanto a estes últimos? Continuarão a tocar suas vidas como antes. Os que acreditam começarão a se reunir e andar juntos, falando do amor de Jesus porque o Reino de Deus chegou para eles. Não é a igreja que transforma, mas o Reino de Deus que muda a vida das pessoas.


A mensagem de hoje é que o Reino de Deus chegou e você pode participar e deixar ser amado, ser curado, transformado. Deixe Deus agir e que a vontade d’Ele seja estabelecida. O verdadeiro amor dará toda segurança.


Deus te abençoe!
A Paz do Senhor Jesus!

Um comentário:

  1. Olá !Paz e Graça, parabens pelo trabalho .
    espero voce tambem no meu blog .
    Fica na paz.
    Um forte Abraço, Evangelista Misael Ferreira.

    ResponderExcluir